segunda-feira, 24 de setembro de 2007

bob.

Relatividade: 1) qualidade ou estado relativo. 2) fis. teoria fisica na qual o espaço e o tempo são grandezas relacionadas, não podendo, pois, ser consideradas independentes uma da outra. (Aurelio)

Acho que é a palavra mais usada na nossa vida depois de viver. Talvez depois de sentir, de amar, de chorar, sorrir. Bom, o fato é que todos esses verbos vem seguido da tal relatividade. Essa palavra deveria ser um verbo, um adjetivo, deveria ter maior importancia, não so na fisica mas sim na vida. E não venha me dizer que a fisica faz parte da minha vida, poupe-me de lembrar dos grandes fardos da escola. Mas veja so que interessante o amor é relativo, é reciproco. Existe uma frase muito famosa de um dos meus filmes favoritos (nacional ein) que diz: " Transforma-se o amador na coisa amada por virtude do muito imaginar. Não tenho logo o que desejar pois ja tenho em mim a parte desejada." (Lisbela e o Prisioneiro). Isso é relatividade. Se você é desejado, você em alguma hora, em algum lugar, vai desejar. De que forma? Ali diz-se imaginando muito. Mas existe lá outras formas. A vida é relativa, você pode ir a qualquer lugar, seguir o caminho que quiser. Claro, com a sua certa liberdade. É aí que eu queria chegar. Na liberdade. Desejada como nunca. Mas o que é pra você liberdade? Quando você considera algo liberal? Sim, porque existe o liberal e o escrachado. Isso é relativo. Eu, por exemplo, considero a liberdade um estado de espirito, coisa de momento. Ou você acha que algo tão desejado, tão intenso, tão bonito é enterno? É concreto? Acho que liberdade é tipo como Deus, todo mundo ta ali pedindo mas na verdade nem sabe direito o que é. Uma das coisas que eu mais gosto dessa palavra é a diversidade de traduções. Por exemplo, o reggae que é um dos estilos musicais que mais mexem comigo prega que a liberdade é livrar-se da escravização mental que o mundo quer imperar na sua cabeça. Liberdade é como sonho, você pensa nisso a todo tempo, batalhe a sua vida toda, e o que de mais obvio tem nisso? Transforma uma pessoa em alguém com metas maiores, ir mais longe, voar mais alto. A liberdade não é como sonho, a liberdade faz parte do sonho, sei que muitos jovens pensam numa forma ou outra de ser livre, o que quer que seja ela, sonhando com ela, cantando ela. E eu espero que alguem alcance, eu espero que alguem relate, espero mesmo que alguem consiga mesclar a realização de um sonho com a realidade, a liberdade, com todos os verbos. Porque isso é viver intensamente. E o que é viver intensamente pra você? Coisa relativa essa ein..

pô, eu só queria ir pra balada pai hahahah (que ironica essa vida!)

6 comentários:

Mari disse...

oi,linda
Realmente tudo na vida é "relativo"..Nada é absoluto a não ser a VERDADE!Mesmo assim ela é relativa para aqueles que ainda não a encontraram...
"Transforma-se o amador na coisa amada por virtude do muito imaginar. Não tenho logo o que desejar pois ja tenho em mim a parte desejada." Isso é muito profundo...e lindo!
Beijos

Adryana Araújo disse...

Liberdade, para mim, em uma de suas definições, é aprender a transformar os próprios paradigmas. É rever conceitos e se reinventar a cada dia.

Superbeijo, amiga!
Belíssimo texto!

molin' disse...

simplesmente fala tudo!

Repórter Cultural disse...

Viver intensamente é conseguir superar limites próprios.Em todas as ocasiões. Claro que de forma saudável;-)
Bjos

Cinderela Compulsiva ... disse...

Oi .. obrigadoooo .... parabéns pelo texto ... mais uma vez .. gostei bastante ..
um super beijo.

Anônimo disse...

A vida pode ter algo de relativo, mas a Vida de relativo de nada tem! Viver é Viver! Viver intensamente, como se não houvesse Amanhã!Amar, é Amar! Ou se Ama, ou se gosta! Não vejo assim tanta relatividade como falas...pode ser que esteja enganado, mas na minha Vida, poucas coisas são relativas! Ou são....ou não são! Preto no branco, Zero no Um! Tudo o resto são representações! Vide "Alegoria da Caverna"!

A liberdade, será sempre a Liberdade! Se não se tem, adquire-se! Como? Luta-se por ela! Como? Como quem quer renascer!

A citação é de Luis Vaz de Camões!


Bjs